Continuando a série Hawaii, hoje falaremos de Maui. E em Maui não há nenhuma resposta errada para: "O que vamos fazer hoje?" Para onde quer que você vire, há algo para ver e fazer, algo divertido e energizante, algo histórico e cultural, algo extravagante, algo de beleza deslumbrante. Esta é a ilha dos seus sonhos, não importa se eles sejam se sentar em uma linda praia e assistir às ondas, jogar golfe em um dos campos mais bonitos do mundo, explorar o ambiente subaquático, descobrir pequenas e encantadoras cidades ou dirigir ao longo de uma estrada sinuosa, com uma vegetação incrível e cachoeiras que valem um cartão postal.
O QUE FAZER EM MAUI
Ka'anapali Beach
Uma das praias mais bonitas de Maui. É bem extensa e cercada por diversos resorts. O lugar é muito tranquilo, próprio para se relaxar e aproveitar o dia, tem uma boa infraestrutura, há um shopping atrás, caso queira refeições ou até mesmo sair para fazer algumas comprinhas.
Dirigir pela Hana Highway
Começando na calma cidade de Pa’ia, local onde antes se plantava cana, a viagem de 80 km leva até três horas, subindo e descendo entre cerca de 617 curvas, cruzando 54 pontes de uma só pista e passando por dezenas de cachoeiras e paisagens antes de chegar na calma, antiga e pequena cidade de Hana. Traga um piquenique, pare e nade em córregos de montanha alimentados por cachoeiras, tire muitas fotos, sinta o perfume das flores. A viagem e a incrível natureza no caminho até Hana é o que valem a pena.
Pare em Twin Falls ou em Puohokamoa Falls mais ao longo da estrada, para experimentar uma piscina de cachoeira e esticar as pernas na trilha de Waikomoi Ridge para uma volta fácil de 1.200 metros por entre eucaliptos e bambus. Ótimos locais para um piquenique incluem Kaumahina State Wayside Park e o Pua’a Ka’a State Wayside Park, onde um curto caminho leva a lagos e cachoeiras bons para nadar.
Além da grande praia de Hamoa, na forma de lua crescente na base de penhascos de lava preta de 9 metros que chegam no mar, a principal atração de Hana é o original Hotel Travaasa Hana-Maui, o refúgio mais exclusivo da ilha. Fundada em 1946, Hana compõe-se de um aglomerado de casas de encosta em menos de meio quilômetro quadrado, isoladas e inclinadas em um litoral escarpado. Há menos de 5 km do centro da cidade, quando o marcador de milhas estiver em 32 na Hana Highway, o Wai’anapanapa State Park à beira-mar convida os visitantes a explorar uma antiga trilha de 9,6 km passando pelos verdes arbustos naupaka, uma floresta de árvores lauhala (usadas na tecelagem local) e formações costeiras como respiradouros, arcos marítimos e cavernas. Uma característica marcante e fora do comum é a piscina formada pela maré da caverna Wai’anapanapa que, na primavera, torna-se vermelho-sangue. Segundo a lenda, foi nesse local que o ciumento chefe Ka’akea matou a sua esposa, a princesa Popo’alaea. (A explicação científica mais prosaica atribui a cor à desova de milhões de ’opae ’ula, um pequeno camarão vermelho.) Ao longo da estrada, depois do parque, no Kahanu Garden, de quase 2 quilômetros quadrados, do National Tropical Botanical Garden (lar da maior coleção mundial de cultivares de fruta-pão), você encontrará o templo extraordinário conhecido como Pi’ilanihale Heiau, o maior heiau do Hawaii, ainda intacto, e uma obra-prima em pedra talhada. Do outro lado de Hana fica a extremidade oriental do Haleakala National Park, no Ohe’o Gulch em Kipuhulu. Também denominado de ‘Sete piscinas sagradas’, esta área imponente tem cerca de 24 cascatas e piscinas, que descem da montanha em escada, para cair na água azul-cobalto do Pacífico.
Lahaina
Lahaina é uma cidade histórica, com destaque para seu centrinho comercial repleto de galerias de arte. Há também diversos bares e restaurantes, e uma praça central com uma árvore imensa, que foi plantada no local em 1.873. Além de algumas casas que hoje funcionam como museus e contam um pouco da história da cidade.
Mergulhe em Molokini
Topo de um vulcão submerso, em forma de meia-lua, a ilha de Molokini é um santuário de pássaros e vida marinha. Está entre os melhores lugares para mergulhar de Maui, de snorkel ou cilindro. Na água incomparavelmente transparente, dá para ver polvos, tartarugas e uma infinidade de peixes. Muitos oferecem um passeio que começa com uma viagem de catamarã até essa linda ilha que fica quilômetros da costa.
Faça um cruzeiro para ver baleias
De novembro a abril, as baleias-jubarte visitam as águas quentes de Maui para dar à luz os filhotes. Não é incomum avistá-las da praia, mas também dá para reservar um lugar nos cruzeiros promovidos pela Pacific Whale Foundation para avistar as gigantescas criaturas no oceano. Com mais de 30 anos de experiência em ecoturismo, a Fundação oferece passeios instrutivos e emocionantes, com 100% da renda revertida para o custeio de programas de pesquisa e conservação de baleias, golfinhos e da vida marinha em geral.
Passeio de helicóptero pelas montanhas de Maui
Faça um voo panorâmico de helicóptero para ver, do melhor ponto de vista, as belas montanhas do oeste da ilha. O passeio explora toda a costa oeste, os picos cobertos de neblina e os inúmeros vales escondidos, cobertos de florestas tropicais verdejantes e cortados por impressionantes quedas d'água.
Parque Estadual de Iao Valley
A única maneira de se aproximar das escarpas íngremes do interior de Maui fica nesse parque, que abriga a Iao Needle, uma agulha de rocha com 365 m de altura. Fica a 5 km a oeste da cidade de Wailoku. O Parque é aberto diariamente das 7h às 19h.
0 comentários:
Postar um comentário