O Hawaii é o destino perfeito para quem gosta de calor, praias, surfe, paisagens selvagens, passeios excêntricos, compras e uma pitada de história. O arquipélago, que está localizado no meio do Oceano Pacífico, e é um estado pertencente aos Estados Unidos, possui cerca de 130 ilhas, mas somente oito delas são habitadas, Oahu, onde fica a capital Honolulu, Big Island, Maui, Kauai, Lanai, Molokai, que são as maiores, além de Kahoolawe e Niihau. O arquipélago havaiano foi palco de um dos episódios mais dramáticos e cruciais da Segunda Guerra Mundial. A base militar de Pearl Harbor foi atacada por aviões japoneses vitimando milhares de militares americanos. Hoje, o local abriga um museu e um navio afundado. A visita é muito interessante e vale a pena.
A principal atividade do país está ligada ao turismo. O clima tropical da região, que oscila entre os 20 e 30 graus, favorece. O povo é muito receptivo e costuma dar as boas vindas com o famoso “Aloha”. As ilhas havaianas são conhecidas por belas praias e muitas ondas, que principalmente no inverno, atraem amantes do surfe de todo o mundo. Além das praias, o Hawaii também possui outras belezas naturais. E o melhor, é possível chegar bem perto de algumas delas. Nas ilhas de Maui e Kauai, trilhas leves levam os visitantes até lindas cachoeiras. Ainda em Maui e na ilha de Oahu, encarando uma caminhada íngreme, chega-se em alguma cratera vulcânica. Mas o melhor está mesmo na Big Island, onde é possível chegar perto de um vulcão que está constantemente em erupção, como os espetaculares Kilauea, Mauna Kea e Mauna Loa.
Pode-se dizer que o Hawaii seja o destino mais exótico dos Estados Unidos, com geografia e cultura únicas, que não se encontram em nenhum outro lugar da terra. Cada ilha tem a sua própria identidade cultural e oferece ao visitante uma experiência diferente, seja se encantar com a beleza natural exuberante de Kauai, aprender a surfar na praia de Waikiki em O'ahu, explorar uma comunidade de artistas na cidade de Pā'ia em Maui ou fazer uma caminhada até uma cascata isolada na Big Island.
Nesse post especial de Hawaii iremos falar de Oahu, Maui, Big Island e Kauai. Hoje começaremos pela bela Oahu.
OAHU
Honolulu, na ilha de Oahu, é mais do que a capital do Estado do Hawaii. Esta cidade vibrante, com raízes na cultura havaiana e suas diversas etnias, é o centro da vida tradicional e contemporânea das ilhas havaianas. Com centro histórico e a mundialmente famosa Waikiki Beach, Honolulu oferece aventuras ao ar livre como o surfe, caminhadas, lojas de categoria internacional e refeições de todos os tipos, de barracas na estrada a restaurantes cinco estrelas.
O QUE FAZER EM OAHU
Aloha Tower
Construída em 1926, a Aloha Tower dava boas-vindas aos visitantes de Oahu que chegavam à ilha exclusivamente de barco. Atualmente a área serve de porto para os grandes cruzeiros vindos do mundo todo, além de ter ganhado um complexo de lojas e restaurantes chamado Aloha Tower Marketplace. Vale a pena fazer a visita para aproveitar uma refeição de frente para a água enquanto escuta uma das diversas bandas que se apresentam ao vivo todas as noites.
Caminhada pelo centro histórico de Honolulu
O melhor jeito de conhecer a rica cultura havaiana é aprender um pouco de história e visitar alguns marcos importantes da cidade. O centro histórico de Honolulu fica localizado em Downtown, próximo à Aloha Tower Marketplace.
Um excelente ponto de partida para o tour histórico é o Iolani Palace, residência oficial dos dois últimos membros da família real, o rei Kalakaua e sua irmã e sucessora, rainha Lili'uokalani, é único palácio real dos Estados Unidos. Logo ao lado estão as barricadas construídas em 1870 para proteger o palácio. Andando para o sudoeste está o Coronation Stand, gazebo usado na coroação do rei e da rainha.
Continuando em direção à King Street encontra-se a estátua de Kamehameha I, importante herói havaiano responsável por agrupar as ilhas e estabelecer o Reino do Hawaii em 1810. Atrás da estátua está o Ali'iolani Hale. Hale significa "casa" e Ali'iolani, "um chefe conhecido para os céus", apelido dado ao rei Kamehameha V. O prédio foi construído para servir de moradia do rei, mas, após o término das obras, serviu como centro do governo havaiano e hoje é ocupado pela Suprema Corte Havaiana e pela Biblioteca Estadual. Do lado direito do Ali'iolani Hale, seguindo a arquitetura colonial espanhola, está o prédio onde se localizam o correio, a alfândega e o tribunal.
Atravessando a Punchbowl Street está a igreja Kawaiaha'o. Ao passar pelo portão do jardim encontra-se uma estrutura do lado direito com uma cerca: o mausoléu do rei William Lunalilo. A igreja de Kawaiaha'o é considerada a mãe das igrejas protestantes no Hawaii, sendo frequentada por diversos membros da família real. O prédio que vemos no local hoje é a quinta construção da igreja; as quatro primeiras foram feitas com material nativo da ilha e não duraram muito.
Makapuu Point Light House
Na ponta nordeste da ilha está o Makapuu Point Light House, um farol construído em 1909, no alto de um penhasco com 200 metros de altura e vista para Makapuu Beach, uma das praias preferidas para bodysurfing na ilha. A cerca de 15 minutos de Hanauma Bay, passando de Sandy Beach, você chega a um estacionamento do lado direito da estrada; após o estacionamento começa a trilha pavimentada de pouco mais de 3km. A caminhada é fácil e presenteia os visitantes com vistas incríveis do farol, do oceano e da Windward Coast. Do local também é possível avistar a ilha de Molokai e duas ilhas menores, a Manana e Kaohikaipu. Entre dezembro e maio, é possível observar as baleias.
Waikiki
Localizado na costa sul de Oahu, Waikiki é um bairro de Honolulu que antigamente servia de playground para a realeza havaiana. Traduzindo do havaiano, o local chamado de "águas jogando" ficou mundialmente famoso quando seu primeiro hotel, o Moana Surfrider, foi construído, em 1901. Atualmente Waikiki concentra a maior parte dos hotéis e resorts do Hawaii e se tornou ponto de encontro para visitantes do mundo inteiro. Ao longo da principal avenida, a Kalakaua, estão lojas famosas, restaurantes premiados, entretenimento e diversas opções de atividades para viajantes de todos os cantos e bolsos. A região é conhecida pela praia badalada e pelos hotéis bem próximos da areia. Foi em Waikiki que o legendário atleta Duke Kahanamoku cresceu surfando, hoje é possível aproveitar as águas calmas e aprender a surfar. A estátua de Duke se tornou um dos símbolos da praia.
Ala Moana Beach Park
Curta o sol, o mar e a areia neste popular refúgio natural que, além de ser um dos melhores locais do Hawaii para nadar e surfar, fica perto do centro de Honolulu.
Fuja da cidade para relaxar ou praticar atividades ao ar livre nos 40 hectares do Ala Moana Beach Park. Refresque-se nas águas do Oceano Pacífico ou sente-se à sombra de uma árvore para fazer um piquenique. Se tudo que você quiser for um dia relaxante na praia, as areias desta praia são o lugar ideal. Quase sempre mais tranquila que Waikiki, a praia de 800 metros de extensão é também um dos locais mais seguros da ilha para nadar. A barreira de recifes torna suas águas calmas em praticamente qualquer condição climática. A área mais procurada pelas famílias é a da extremidade leste da praia, cujo fundo macio, só de areia, oferece segurança para as crianças brincarem.
Os que gostam de se exercitar estarão em boa companhia, pois este é o local que os residentes frequentam para "malhar" ao ar livre. Equilibre-se sobre as águas numa prancha de stand-up paddle, jogue uma partida de tênis ou sue a camisa correndo ou praticando exercícios. O uso dos equipamentos de ginástica do parque da praia é gratuito. Você também pode patinar ou nadar no fundo canal ao longo da praia. Afastando-se um pouco das margens, você pode surfar algumas das melhores ondas da costa sul de Oahu. E, nos dias de mar mais calmo, mergulhar com cilindro ou snorkel e explorar os recifes de coral.
Na extremidade leste do parque fica a área conhecida como Magic Island, ou ilha mágica, onde sempre acontecem shows ou eventos culturais. Todos os anos, em maio, o festival Lantern Floating hipnotiza a plateia e, no dia 4 de julho, fogos de artifício espetaculares marcam o Dia da Independência.
Manoa Valley
Não é só de praia que vive o Hawaii. A ilha de Oahu oferece diversas opções de passeios em sua rica floresta tropical e nas montanhas. Uma dica de atividade divertida para todas as idades é explorar o Manoa Valley, uma programação pouco popular entre os turistas, mas que vale muito a pena.
A parte mais conhecida da área é a trilha para Manoa Falls, com 1,4km de extensão, o caminho é de nível fácil e bem perto de Waikiki. A caminhada em meio à floresta leva os turistas à base da cachoeira de 46 metros que forma uma piscina pequena. O nado não é recomendável, mas a vista da cachoeira faz o passeio valer a pena (se realizado no inverno, pois na época de secas do verão a cachoeira é apenas um risco fino de água).
Museu de Pearl Harbor
O 7 de dezembro marca o aniversário do ataque japonês ao porto de Pearl Harbor, logo antes dos Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial. Em 1941, o ataque resultou em 2.390 mortos e milhares de feridos. Hoje em dia, a base militar é a única no país registrada como patrimônio nacional e o Museu de Pearl Harbor é a atração mais procurada por visitantes na ilha de Oahu.
Polynesian Cultural Center
O Centro Cultural da Polynesia é uma das atrações mais importantes para quem visita a ilha de Oahu. A área de 42 acres e vilas que representam as 8 culturas, Aotearoa, Fiji, Hawaii, Marquesas, Samoa, Tahiti e Tonga, e Easter Island, oferece atrações suficientes para um dia inteiro de diversão e aprendizado sobre a cultura polinésia. Há passeios de canoa e shows na lagoa do local, um IMAX Theater com diferentes exibições, o famoso Ali'i Luau levando os visitantes a uma viagem de tradição e culinária havaiana, um marketplace com produtos locais, o excitante show com dançarinos se movimentando com fogo e facas, entre outras muitas atrações.
Chinatown Honolulu
Assim como toda grande cidade americana, Honolulu possui uma Chinatown e, se o tempo de viagem permitir, não deixe de visitar o bairro. Localizada a oeste do centro da cidade, a histórica Chinatown é um conjunto de lojas, templos incríveis, bares e restaurantes. Durante o dia, ande pelas ruas do bairro e por seus mercados para experimentar curiosidades da culinária asiática, frutas exóticas e frutos marinhos por todos os lados. Planeje a visita na hora do almoço e aproveite uma refeição ao estilo culinário de China, Vietnã, Malásia e Japão. A Chinatown também é centro de arte e serve de palco para diferentes festivais e exposições durante o ano. A noite no bairro asiático é considerada uma das melhores da ilha. Com diversas casas de show e bares subterrâneos, em Chinatown os locais se divertem e frequentam os restaurantes e baladas mais disputados do momento.
North Shore Oahu
A visita à ilha de Oahu não é completa sem pelo menos um dia explorando o North Shore. A apenas uma hora de Waikiki, a costa norte é um mundo totalmente diferente do que vamos no sul da ilha. A região é menos desenvolvida e possui o tranquilo "clima surfista". Se a onda perfeita exista, ela, sem dúvida, está no North Shore. As gigantescas e perigosas ondas do inverno atraem os melhores surfistas do mundo, enquanto no verão o mar mais calmo é um parque de diversões para iniciantes. Os 11km de praias recebem diversas competições do esporte, entre elas a Vans Triple Crown of Surfing. Indo a North Shore pela Central Oahu você chega à vila de Haleika, com diversas lojas e restaurantes, além da Matsumoto Grocery e do famoso shave ice - uma espécie de sorvete havaiano. Dirigindo para o leste, irá passar por todas as populares praias e pelos melhores pontos de surfe da costa, como Ehukai Beach Park, Sunset Beach e Waimea Beach.
0 comentários:
Postar um comentário