Madri é a capital e a maior cidade da Espanha. Suas antigas construções registram o charme de sua história e seus museus icônicos mostram o melhor da arte espanhola. Seus extensos parques trazem a tranquilidade ao dia enquanto os clubes noturnos preparam-se para agitar a noite. Sim, agito. Engana-se quem acredita que irá encontrar vida noturna ativa apenas em Barcelona. É depois da meia-noite que a cidade se transforma e os bares e as discotecas (e também as ruas) enchem de turistas e moradores, que têm o hábito de acordar tarde e aproveitar a noite.
O que fazer em Madri
Puerta del Sol
A Puerta del Sol é uma das praças mais conhecidas de Madri e, certamente, a mais movimentada. É o lugar onde é comemorado um dos mais famosos réveillons da Europa. O relógio localizado no edifício da Real Casa de Correos marca o tradicional ato de comer as doze uvas e o ínicio do novo ano. Lá encontram-se a estátua El Oso y El Madroño (o urso e a árvore), símbolo da cidade de Madri, e o Kilómetro 0, que marca o centro da rede de estradas espanhola, o ponto de partida de onde todas as distâncias rodoviárias são medidas. Seguindo pela Calle Preciados chega-se a grandes lojas como El Corte Inglés e FNAC e na Calle del Arenal encontram-se lojas de souvenires, cafés e restaurantes. Na Calle Mayor é possível apreciar uma das mais tradicionais confeitarias da cidade, a La Mallorquina.
Palácio Real
O Palácio Real de Madrid é o maior palácio da Europa, ocupando uma área de 135 mil metros quadrados. Apesar de não ser mais habitado pela família real, lá ainda acontecem recepções, cerimônias e atos oficiais. O interior da construção é finamente decorado com mármore espanhol, mogno e elegante tapeçaria. A Real Armería é uma importante coleção de armas e armaduras pertencentes aos reis da Espanha e outros membros da família real e a Galería de Pinturas mostra a coleção de obras de renomados artistas espanhóis. Fazem parte do Palácio dois jardins. Um deles, denominado Campo del Moro, encontra-se junto à fachada oeste e oferece um ambiente romântico e uma vista de tirar o fôlego. O outro, denominadoJardins de Sabatini, encontra-se junto à fachada norte e possui diversas fontes e estátuas de antigos reis da Espanha. Todas as quartas-feiras, com exceção dos meses de julho a setembro, de eventos oficiais, ou de condições meteorológicas impróprias, é possível presenciar a troca da guarda, que ocorre a cada 30 minutos das 11h às 14h na Puerta del Príncipe, com duração aproximada de 7 minutos, sendo que na primeira quarta-feira do mês é realizada a Troca Solene às 12h, um grandioso evento que conta com a presença de mais de 400 homens e 100 cavalos, com duração de aproximadamente 40 minutos. Junto à fachada leste, entre o Palácio Real e o Teatro Real, encontra-se a Plaza de Oriente, composta de jardins com estátuas de reis espanhóis e no seu centro um monumento a Felipe IV.
Plaza Mayor
A Plaza Mayor é um espaço histórico localizado no centro da cidade. Já foi o centro de grandes demonstrações públicas, espetáculos populares e touradas, mas atualmente o comércio é seu principal destaque. Lá encontra-se de tudo um pouco e para quem quer presenciar o seu tradicional mercado de Natal, basta passar por lá durante o mês de dezembro. No centro da praça encontra-se a estátua de Felipe III e seu edifício mais célebre é a Casa de La Panadería, cuja construção foi iniciada em 1590 e atualmente abriga o mais importante Centro de Informações Turísticas de Madri. A Plaza Mayor possui nove arcos de acesso, sendo o Arco de Cuchilleros o mais importante deles.
Parque del Buen Retiro
O Parque do Retiro é um lugar de descanso e de arte, um museu de esculturas ao ar livre. Existem inúmeras fontes e monumentos espalhados em meio aos jardins. Os mais conhecidos deles são o Monumento a Afonso XII e a Fonte do Anjo Caído, considerado o único monumento público que representa Lúcifer. Duas construções se destacam em meios aos lagos e à vegetação e são utilizadas para exibições temporárias: O Palácio de Cristal e o Palácio de Velázquez. Ambas as construções fazem parte do Museo Reina Sofía e têm entrada gratuita.
Plaza de Cibeles
Nela situa-se a Fuente de Cibeles, a fonte mais famosa de Madri. Feita em mármore, o monumento representa a deusa Cibeles, símbolo da terra, da agricultura e da fertilidade. É nesta praça que são comemorados os títulos do Real Madrid. A praça é rodeada por importantes edifícios, como o prédio do Banco da Espanha, o Palácio de Linares, o Palácio de Comunicaciones e o Palácio de Buenavista, sede do Quartel General do Exército espanhol.
Gran Vía
A Gran Vía é a rua mais famosa de Madri, é um centro nervoso onde é possível encontrar movimento a qualquer hora do dia ou da noite durante todo o ano. A Gran Vía foi um projeto de décadas, uma obra colossal, onde a demolição de mais de 300 casas afetou cerca de 50 ruas. É a cara mais cosmopolita da cidade, conhecida como a Broadway Madrileña, onde a tradição e a vanguarda se entrelaçam, com seus teatros, cinemas, lojas e restaurantes. Sua importância, além de servir de ligação entre diversas zonas da cidade, se dá também por sua intensa atividade comercial, através de inúmeras opções de lazer e comércio moderno com a presença das mais importantes marcas, localizadas em grandes edifícios de significativo interesse histórico-arquitetônico.
Estádio Santiago Berrnabéu
Estádio de futebol ligado ao Real Madrid, é sem dúvida um dos mais conhecidos estádios do mundo. É também um dos principais centros turísticos da cidade, sendo a terceira atração mais visitada. O Tour del Bernabéu leva a todas as áreas do estádio, com espaços modernos e interativos e exibição de uma impressionante coleção de troféus do time considerado um dos melhores do século XX.
Puerta de Alcalá
É um dos monumentos mais representativos e fotografados de Madri e tem sido ligado à história da cidade desde o século XVIII. Concebido como um arco triunfal, está localizado na Plaza de la Independencia, que leva a uma das artérias monumentais da capital, a Calle Alcalá.
Plaza de Toro de las Ventas
Inaugurada em 1931, é a maior e mais conhecida arena de tourada da Espanha. A melhor época para assistir a uma tourada é durante a Festa de San Isidro, que ocorre entre os meses de maio e junho. É o mais famoso festival de touradas do mundo, e, durante suas três semanas de duração, as touradas acontecem todos os dias a partir das 19h. Além do festival, as touradas ocorrem todo domingo, de março a outubro. Durante o festival é a época mais cheia e os ingressos esgotam cedo. Durante a semana é possível visitar o museu de touradas Las Ventas e conhecer um pouco de sua história. Uma ótima opção é fazer o Las Ventas Tour, uma visita turística que percorre todos os locais da arena que, com a utilização de um audioguia (disponível em português, permite compreender o funcionamento de uma tourada).
Catedral de la Almudena
Sua construção foi iniciada por volta de 1883, com várias interrupções e inaugurada um século depois. É uma obra controversa, principalmente devido à mistura de estilos, resultado de várias mudanças em seus projetos. O resultado final, após o edifício ter sido dirigido por seis arquitetos diferentes e de forma intermitente, tem pouco a ver com o projeto original. Os afrescos apresentam influência bizantina, enquanto os vitrais têm um estilo puramente abstrato. O interior em estilo neogótico é moderno de uma forma única, com capelas e estátuas de artistas contemporâneos em estilos heterogêneos, de “revivals” históricos à Pop Art. Junto à Catedral há um Museu que dá acesso à cúpula, onde se pode desfrutar uma vista espetacular da cidade.
0 comentários:
Postar um comentário