22 de maio de 2014

Dicas de 10 Destinos de Inverno para viajar pelo mundo a dois!

Na época mais romântica e aconchegante do ano, muitos casais procuram lugares tranquilos e longe da correria das grandes cidades para curtir o inverno de uma maneira especial. Serras e montanhas são muito procuradas, não só pelo friozinho, mas também pela gastronomia que fica ainda mais elaborada nesta época do ano.
Para ajudar os casais que ainda não decidiram aonde vão passar o inverno veja os destinos já consagrados e locais não tão convencionais. No Brasil e fora, há cidades serranas, destinos de aventura e lugares com grande chance de nevar.

Monte Verde (Minas Gerais)
Próxima às grandes capitais do sudeste e em plena Serra da Mantiqueira, é uma cidade que recebe casais apaixonados o ano todo. O clima de paixão não está somente na arquitetura inspirada nas frias cidades europeias, mas também nas diversas pousadas da cidade, que oferecem serviços exclusivos, como lareiras e banheiras de hidromassagem em quase todos os quartos. O pequeno distrito de Camanducaia, a apenas 27 quilômetros de distância, também acolhe os casais aventureiros, com atividades radicais como tirolesa, boia-cross e passeios de avião e a cavalo.

Campos do Jordão (São Paulo)
Qando o inverno chega, a primeira opção de muitos turistas paulistas é pensar em Campos do Jordão. Um dos destinos mais disputados do inverno, o município que fica a 173 quilômetros de São Paulo se transforma a partir de julho. A cidade mais elevada da região da Mantiqueira recebe uma enxurrada de visitantes durante a estação e geralmente faltam lugares para se hospedar nesta época do ano. Os bairros mais badalados, como Vila Capivari e Abernéssia, concentram as grifes da moda e as filiais de casas noturnas, que costumam fazer a alegria dos endinheirados que chegam à cidade. Uma das principais atrações desta época do ano é o Festival Internacional de Inverno, que reúne uma série de apresentações de música clássica. O teleférico é outro destaque. E quem quer fugir de toda agitação de Campos de Jordão, pode ficar nas cidades próximas, Santo Antônio do Pinhal e São Francisco Xavier, outros bons destinos para o inverno na região.

Guaramiranga (Ceará)
Conhecida como a Suíça do Ceará, Guaramiranga localiza-se a 800 metros de altitude no Maciço de Baturité, região serrana do estado, o que confere à cidade um dos climas mais frescos do Nordeste brasileiro. Distante quase 100 quilômetros da capital, as influências de Fortaleza não conseguiram chegar ao local. Longe das praias e do carnaval agitado, quem vai para Guaramiranga procura por sossego, com as suas cachoeiras, trilhas e chalés, um clima mais frio e uma paisagem diferenciada.
Em vez de agitação, o carnaval recebe o famoso Festival de Jazz e Blues, que reúne atrações nacionais e internacionais. Há também o Mosteiro dos Jesuitas, uma construção imponente erguida pelos jesuítas portugueses e o parque ecológico de Guaramiranga, que reúne aqueles que querem desfrutar da natureza da região

Petrópolis (Rio de Janeiro)
O friozinho que encantou Dom Pedro II permanece o ano todo em Petrópolis, conhecida por acolher casais em busca de uma viagem tranquila e romântica. Além do clima temperado, a arquitetura gótica espalhada por suas igrejas, prédios históricos e museus revela a herança dos tempos em que o imperador vivia na serra fluminense. Um dos destaques é o Museu Imperial, antigo refúgio de verão da família imperial que reúne diversos objetos relativos à monarquia brasileira. A cidade também se destaca por seu cenário gastronômico.

Gramado e Canela (Rio Grande do Sul)
Se você deseja comer muito bem no inverno, passe a considerar Gramado e Canela como possíveis opções para passar o seu inverno. Queijos, chocolates e fondues são o que há de melhor neste pedaço da serra gaúcha, juntamente com a grande variedade de cervejas e vinhos servidos nos restaurantes da cidade. O café colonial é outra especialidade da cidade, com pães variados, bolos, embutidos, cuca, biscoitos, chás, sucos e cafés produzidos na cidade. Quem gosta de compras também se sentirá bem a vontade em Gramado, pois encontrará opções e preços bacanas para chocolates, geleias, vinhos e salames. A expectativa por neve e o clima bucólico da cidade também contribuem para que Gramado fique bem cheia nesta época do ano. Já Canela, que faz divisa com Gramado, também compartilha da mesma inspiração alemã, com deliciosos apfelstrudels e cucas, disponíveis em todas as docerias e confeitarias da cidade. O Parque do Caracol é parada obrigatória, por conta da principal atração local, a Cascata do Caracol, uma queda d’água com 131 metros.

Domingos Martins (Espírito Santo)
Cercada pela Mata Atlântica e localizada na região montanhosa do Espírito Santo, Domingos Martins é uma verdadeira mini Alemanha no meio do Brasil. Colonizada pelos germânicos, sua arquitetura é semelhante a das pequenas vilas daquele país e isso fica bem claro andando por suas ruas. Há também os trens que atravessam as montanhas capixabas, um dos melhores passeios da região. Além da arquitetura da cidade, as belezas naturais são de grande importância para o turismo em Domingos Martins, tanto para atividades de esporte radical, como o rafting, quanto o passeio pelo Parque Estadual da Pedra Azul, cartão-postal da cidade, que exibe uma imensa formação rochosa de mais de 1800 metros que muda de cor dependendo da incidência solar.

Urubici (Santa Catarina)
Se você gosta de neve, Urubici, em Santa Catarina, pode ser o lugar ideal para suas férias de inverno. A cidade que registrou a menor temperatura da história do Brasil (-17,8°) tem um clima bucólico e charmoso, típico das cidadezinhas da serra catarinense, com um centro que dispõe de boas opções gastronômicas e pousadas confortáveis. Além da neve, que cai todos os anos, a paisagem exuberante é formada por montanhas e araucárias criando imensos tapetes verdes e cascatas e cachoeiras que conferem a Urubici uma beleza única. Atividades como cavalgadas e rapel também são grandes atrativos da cidade

São Joaquim (Santa Catarina)
Em São Joaquim a regra é a mesma: frio e neve são as principais atrações da cidade. O turismo de aventura também é uma boa pedida na cidade, que também recebe anualmente a Festa Nacional da Maçã, que acontece no início de maio. Passeios pelas montanhas e roteiros de degustação de vinhos também são atrativos do lugar.

Lagos andinos (Argentina e Chile)
A mística terra dos índios mapuches é fascinante durante o ano inteiro, mas no inverno ganha cores especiais, não só da neve, mas também dos vulcões que esculpem a bela paisagem da região. Quase 120 lagos emolduram algumas das mais bonitas e aconchegantes cidades do Chile e da Argentina, que possuem infraestrutura turística completa, deliciosa gastronomia, locais para compras e atrações que agradam a todos os gostos.
Do lado chileno, além da capital Puerto Montt, a região ainda possui lugares como Osorno, Castro e a bela Puerto Varas, a cidade das rosas. Colonizada há 110 anos por alemães, a pacata cidade oferece paz e tranquilidade às margens do Lago Llanquihue, o segundo maior do Chile e o terceiro maior lago natural da América do Sul

Mendoza (Argentina)
Poucos lugares do mundo têm tantas opções para tomar um bom vinho no inverno do que Mendoza. Com mais de1200 vinícolas, caseira e industrais produzindo 10 milhões de hectolitros anuais, a região fixou-se como um destino ideal para quem gosta da bebida e também de neve.
A autointitulada Terra do Sol e do Bom Vinho também é conhecida pelo Cerro Aconcágua, a mais alta montanha do planeta fora da Ásia, cujos títulos como Sentinela de Pedra e Teto das Américas fazem jus aos seus imponentes 6.962 metros de altura. Conquistar seu cume é para poucos, mas apreciá-lo a partir do Parque Provincial Aconcágua, em terreno bem firme, já é suficiente para deslumbrar os visitantes

0 comentários:

Postar um comentário