17 de abril de 2014

Lugares para conhecer no Porto, Portugal.



O Porto é uma cidade encantadora, situada nas encostas do rio Douro já próximo da sua foz. Classificada como Património Mundial pela UNESCO graças aos seus belos monumentos e edifícios históricos, como a imponente Sé ou a Torre dos Clérigos, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal e possui vistas soberbas sobre as mundialmente célebres Caves do Vinho do Porto, na margem oposta do rio, em Vila Nova de Gaia. Embora amplamente industrializado, o Porto oferece uma síntese harmoniosa de atrações antigas e contemporâneas.

O que fazer no Porto:

Fazer uma prova de vinhos nas Caves de Vinho do Porto
As caves de Vinho do Porto são mais uma das marcas da cidade do Porto. Em Vila Nova de Gaia, as caves continuam a ser um foco de grande atração turística, apresentando o espírito dos melhores vinhos, que tão bem traduzem o charme de uma região e de um país. Aproveite para fazer uma visita guiada pelas várias caves espalhadas pela cidade, e provar excelentes vinhos, experimentando diversas sensações gustativas, através de harmonias ou contrastes. 

Atravessar a Ponte Luís I
Projetada pelo Eng.º Teófilo Seyrig, discípulo de Eiffel, inaugurada em 1886, é constituída por dois tabuleiros em ferro sobrepostos, tendo 395 metros de comprimento e 8 de largura. A ponte Luís I com certeza é o cartão postal da cidade.

Passear pelo Cais da Ribeira
A zona mais típica da cidade do Porto é o cais da Ribeira, situado na zona baixa, na margem do rio Douro. É uma espécie de passeio marítimo mas fluvial, cheio de esplanadas e bares com muito ambiente e sempre muito concorrido, também existem várias pensões e hospedarias, e o funicular, que sobe à zona alta, até à rua Mouzinho da Silveira. Num dos extremos, encontra-se a Praça da Ribeira, e ao final do cais, encontra-se a emblemática Ponte de Luís I que comunica a cidade do Porto com a de Vila Nova de Gaia, onde se encontram as caves de vinho do Porto. A Ribeira é o lugar mais típico do Porto e foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO.

Fazer um cruzeiro pelo Douro
Existem vários tipos de cruzeiros disponíveis, para que desfrute das fantásticas paisagens do Património Mundial, que vão desde as pontes de Vila Nova de Gaia e Porto, até à região do Alto Douro Vinhateiro. 

Andar no Funicular dos Guindais
Viaje no Funicular dos Guindais, construído em 1891 e totalmente recuperado, depois de um século de inatividade. Mais do que um simples meio de transporte, o Funicular dos guindais é uma excelente oportunidade de fazer um passeio Turístico entre duas zonas monumentais da cidade. Da Batalha à Ribeira, ou vice versa, apenas dois minutos com a possibilidade de desfrutar de uma vista incrível sobre o Douro e a Ponte Luís I. O valor para andar no Funicular é de apenas 2 Euros.

Assistir a um concerto na Casa da Música
A Casa da Música é uma referência arquitetônica da cidade do Porto, tendo sido projetada pelo Pritzker Rem Koolhaas, no seguimento da Capital Europeia da Cultura, em 2001. Atualmente é um dos símbolos da Invicta, caracterizando-se pela sua modernidade e variada programação cultural. Para além do seu complexo e atrativo programa, a Casa da Música oferece regularmente visitas guiadas ao espaço. 

Visitar o Museu de Serralves
Ao enorme parque de Serralves junta-se o Museu de Arte Moderna, projeto da autoria de Siza Vieira, que já contou com exposições de Paula Rego, Andy Warhol, entre outros. Um espaço imperdível, pela sua brilhante arquitetura e pela tranquilidade dos seus vários espaços verdes.

Ver um jogo de futebol no Estádio do Dragão
O Futebol Clube do Porto marca a história da cidade, pelo seu percurso e sucesso. O seu estádio, o Dragão, inaugurado em 2003 tem capacidade para 52 000 pessoas. O projeto, da autoria de Manuel Salgado, custou cerca de 90 milhões de euros, e caracteriza-se como uma obra de arte brilhante. Se não tiver oportunidade para assistir a um jogo, vá a uma das visitas guiadas disponíveis no estádio. 

Visitar o Museu Soares dos Reis
O Museu Nacional de Soares dos Reis, antigo Museu Portuense, nasceu em 1833 quando o rei D. Pedro IV decidiu criar na cidade do Porto um museu de Pinturas e Estampas, sendo o primeiro museu público de arte em Portugal. O museu encontra-se instalado no Palácio dos Carrancas, apresentando coleções de pintura e escultura nacionais dos séculos XIX e XX e ainda objetos de Artes Decorativas, de produção nacional e internacional, maioritariamente dos séculos XVII a XIX, que são expostos no andar nobre, o qual é ricamente decorado em estilo neoclássico. Em meados do século XIX e até 1910, o edifício foi residência temporária da família real portuguesa quando de visita ao Norte.

Ir às compras na Rua Santa Catarina
Santa Catarina é uma das ruas mais movimentadas da cidade do Porto, situada no coração da baixa portuense. Conhecida como uma conceituada zona de comércio tradicional, a grande avenida está repleta de lojas de roupas, de sapatos e ainda de inúmeros vendedores de rua de artesanato e bijuteria. É uma rua típica da cidade do Porto, aproveite ainda para tomar um café no Majestic, um dos mais emblemáticos cafés da cidade do Porto.

Visitar o Jardim Botânico do Porto
O Jardim Botânico do Porto, com mais de quatro hectares, apresenta espaços muito variados, dominados pela casa Andresen, destacando-se o jardim romântico e o jardim do Xisto com as suas plantas aquáticas. Este jardim dispõe de uma coleção de orquídeas, plantas carnívoras, plantas tropicais e subtropicais. Funciona hoje como Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências do Porto, possuindo um conjunto significativo de espécies quer pela sua raridade quer pela sua dimensão, nomeadamente espécies exóticas

Visitar a Sé Catedral
Situada no alto da Pena Ventosa, a Sé do Porto faz parte do Centro Histórico do Porto, um local classificado Património Mundial pela UNESCO em 1996. Representa uma das mais belas catedrais portuguesas. Começou a ser construída na segunda metade do século XII, sendo um edifício originalmente de traço românico. Ao belo templo, construído ao longo de um século, foi acrescentado, já na época gótica, uma capela funerária e um claustro. Profundas alterações foram feitas em época de pleno barroco, no século XVIII, sob as instruções do arquiteto Nasoni. Também é detentor de uma notável coleção de azulejos e pinturas murais. Uma igreja de visita obrigatória.

Subir na Torre dos Clérigos
Do conjunto de obras concebidas pelo arquiteto toscano Nicolau Nasoni no Norte de Portugal, a igreja da Torre dos Clérigos, construído no século XVIII é, não apenas a sua obra documentada mais antiga, mas também aquela que maior projeção conheceu. As representações das virtudes da Virgem enquadram-se na iconografia da igreja, dedicada, desde a fundação, a Nossa Senhora da Assunção. Uma visita a não perder, junto com a Torre dos Clérigos, o ex-líbris da cidade, uma magnífica obra com 75m de altura e 240 degraus da escadaria em caracol, que conduzem a um varandim situado no topo e de onde se desfruta de uma vista magnífica sobre a cidade.

Visitar a Igreja do Carmo
A Igreja do Carmo de estilo barroco/rococó, foi construída na segunda metade do século XVIII, pela Ordem Terceira do Carmo. A fachada de cantarias possui um portal retangular, ladeado de duas esculturas religiosas dos profetas Elias e Eliseu. A fachada lateral está revestida por um painel de azulejos, representando cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita. No seu interior destaca-se a talha dourada nas capelas laterais e no altar-mor, e diversas pinturas a óleo.

Palácio da Bolsa
Exibindo uma imponente fachada neoclássica, o antigo Palácio da Bolsa do Porto foi construído no século XIX. A sua mais famosa atração é o Salão Árabe, de exuberante estilo mourisco e inspirado no Palácio de Alhambra, em Granada, muitas vezes usado como sala de recepção de chefes de Estado visitantes. A majestosa decoração do interior inclui esculturas, pinturas e frescos da autoria de muitos mestres portugueses. O edifício abriga ainda numerosos eventos culturais e exposições, possuindo também um restaurante.

Antiga Cadeia da Relação
A antiga e austera sede do Tribunal da Relação é um dos edifícios mais emblemáticos da história do Porto. Iniciada em 1765, a estrutura de formato triangular foi concebida para abrigar também a prisão do tribunal, à qual deve hoje o nome. Desde 2001, o edifício abriga o Centro Português de Fotografia, mas continua a manter muitos dos traços originais.

Experimentar uma Francesinha
A Francesinha é o petisco mais popular da cidade do Porto, reconhecida como a “sande” mais famosa de Portugal. Elogiado por gastronómicos em todo o mundo, o prato desperta especialmente o apetite dos apreciadores de carnes picantes, sendo vulgarmente acompanhado por uma cerveja.

Edifício do Instituto do Vinhos do Douro e Porto
O edifício do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto encontra-se no coração do centro histórico do Porto e abriga a instituição responsável pela qualidade e autenticidade dos vinhos do Douro. No átrio de entrada, em pedra, podem apreciar-se as mais importantes datas da história da produção desses vinhos. Há ainda um espaço dedicado à sua promoção, que inclui visitas guiadas aos laboratórios de ensaios, provas de vinhos e uma loja. 

A Estação Ferroviária de Porto de São Bento
A Estação de São Bento localiza-se na Praça de Almeida Garrett. A estação ferroviária foi edificada no princípio do século XX no local onde existiu o Convento de São Bento de Ave Maria que datava do século XVI. Com a extinção das ordens religiosas, o mosteiro ficou completamente devoluto em 1892, tendo-se decidido construir no local a estação ferroviária central do Porto. A estação foi construída tendo como base o projeto do arquiteto Marques da Silva e foi inaugurada a 1 de Maio de 1915.No sentido de amenizar a impressão "pesada" do granito utilizado na fachada do edifício, recorreu-se ao uso dos azulejos para embelezar o interior da estação.

Visitar a Igreja de São Francisco
É a única igreja gótica da cidade e um dos poucos edifícios medievais. Sua construção remonta ao século 14. Nos séculos 17 e 18 seu interior foi todo revestido de talha dourada, contendo mais de 600 kg de ouro.

Desfrutar uma bela vista nos Jardins do Palácio de Cristal
Os Parque e os Jardins do Palácio de Cristal são um agradável espaço verde localizado na freguesia de Massarelos, em plena cidade do Porto, a partir do qual se desfrutam deslumbrantes panorâmicas do rio Douro e do mar.Estes jardins românticos foram projetados na década de 1860 pelo paisagista alemão Emílio David. Esses Jardins românticos do Palácio de Cristal, sempre foram um palco privilegiado de vários eventos culturais, sociais, espetáculos e divertimentos públicos. O conjunto integra a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e um restaurante e uma esplanada com vista para o lago. Os jardins temáticos estão representados pelo Jardim das Plantas Aromáticas, Jardim das Medicinais, Jardim do Roseiral e ainda o Jardim dos Sentimentos onde se encontra uma estátua de António Teixeira Lopes. De referir ainda o Museu Romântico e o Solar do Vinho do Porto, espaço marcadamente romântico, recheado de espécies vegetais centenárias e exóticas.

0 comentários:

Postar um comentário