4 de agosto de 2014

O melhor de Washington D.C.

Washington pode ter essa aura manipuladora, ancorada por seus grandiosos monumentos, mas não deixa de ser um destino turístico de primeira. Para conhecer melhor a cidade comece visitando os ícones que você conhece como pano de fundo dos jornalistas que cobrem os bastidores da cidade, como a Casa Branca, o Capitólio do Congresso, o Lincoln Memorial e ao Monumento a Washington.
Em Washington, quase tudo tem nome de ex-presidente, guerras ou algum outro tema que faz referência a períodos da história dos Estados Unidos. Ruas e avenidas centrais tem nomes de estados, monumentos relembram a Segunda Guerra Mundial e os conflitos do Vietnã e da Coreia. O National Mall, a região mais visitada da cidade, que recebe mais de 25 milhões de turistas todos os anos, é delimitada pelas Avenidas Constituição e Independência. Boa parte das melhores atrações da cidade estão ao longo do National Mall e caminhar por esta ampla área é um dos mais agradáveis passeios na cidade.
Uma das formas mais bacanas de conhecer Washington D.C. é de bicicleta. A cidade tem muitas áreas planas, mais de 80 quilômetros de ciclovia e cerca de 160 estações de empréstimo de bicicletas (www.capitalbikeshare.com). Pegue uma em um local e devolva em outro por US$ 7 ao dia (taxas adicionais são cobradas se a devolução ou a troca de bicicleta passar de meia hora). As bikes são parte tão ativa do dia a dia da cidade que até os ônibus têm suporte para carregá-las na parte dianteira.

Principais atrações para conhecer em Washington D.C.:

Casa Branca
A Casa Branca, residência e centro do governo americano é talvez um dos prédios considerado mais simples para os turistas. A grande maioria vem a cidade esperando um prédio enorme, elegantíssimo e é simplismente a “Casa Branca”. Mas a foto em frente a Casa Branca deve fazer parte da listinha de coisas a fazer em DC. 
Quando estiver por lá, lembre-se de visitar o lado que fica para a Pennsylvania Avenue, que é a parte que fica mais próxima dos portões e onde você pode tirar fotos mais legais. Aproveite para ver se você consegue identificar o guardinha do serviço secreto que fica no topo da Casa Branca e sorria, porque ele de tempos em tempos, tira foto do público. Muita gente vem a cidade e acaba só vendo a parte que fica de frente para o National Mall e que fica bem distante do olhar do público e sai desapontado.

Lincoln Memorial
Um dos mais imponentes memoriais em Washington DC, o Memorial ao Presidente Abraham Lincoln é um prédio com 38 colunas gregas que circundam a estátua de Lincoln sentado em uma cadeira. Com uma escadaria que serve de descanso para grupos de estudantes e turistas, esse é provavelmente um dos melhores pontos para se ter uma visão geral do National Mall em DC. O espelho d’agua que fica em frente ao Lincoln Memorial já foi palco de muitos eventos importantes, como o discurso “I have a dream” do Martin Luther King e até foi cenário do filme “Forrest Gump”. E se o visitante der a volta e for na parte de trás do Memorial terá uma bela vista da cidade.

Washington Monument 
O obelisco, monumento construído como um memorial ao Presidente George Washington, pode ser visto de quase todos os pontos do National Mall e é considerado o mais alto Obelisco do Mundo.

Vietnam Memorial
O Memorial ao Veteranos do Vietnã é um dos memoriais mais interessantes. Com painéis contendo os nomes dos soldados que lutaram e morrerem ou não tiveram seus corpos encontrados na guerra do Vietnã o “The Wall-USA” ou ” O Muro dos EUA” contém mais de 58000 nomes, que podem ser procurados na internet ou no monumento para identificação da localização exata. 

The National World War II Memorial 
Um dos mais bonitos monumentos do National Mall, os chafarizes atraem visitantes de todo mundo para homenagear os soldados que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Esse é um memorial que transmite paz, apesar de celebrar os que estavam na guerra. Se sobrar um tempinho a noite, volte para ver os chafarizes iluminados.

Museu de História Natural do Instituto Smithsonian
É um dos mais antigos de Washington e virou atração para crianças e adultos, que lotam seus corredores fascinadas com a variedade de mais de 20 exposições. Em três concorridos pavimentos estão mostras dedicadas às descobertas paleontológicas, o hall dos dinossauros (um dos preferidos do público), cerca de 700 espécimes de animais marinhos e mais de 30 milhões de insetos. Outros destaques são a sala Sant Ocean, com animais marinhos (empalhados ou artificiais) em tamanho natural, como uma baleia e uma lula-gigante. A exposição do diamante Hope (tão desejado como amaldiçoado) e a exposição sobre a origem e evolução do homem.
Não deixe de checar a programação do museu, com mostras temporárias, sempre muito interessantes, com temas como fotografia da natureza ou geologia (com diamantes famosos e outras pedras preciosas).
Grande parte dos Museus em Washington são de graça.

National Geographic Museum
Fica no prédio onde é produzida a edição norte-americana da revista e abriga exposições de curadoria impecável e muito interessantes. Os destaques são seções que contam com objetos, dioramas e fotografias estonteantes de missões exploratórias, projetos arqueológicos e expedições em todos os continentes, todos patrocinados pela National Geographic Society. Imperdível para crianças e adolescentes, além dos amantes da fotografia. Não deixe de checar também a ótima loja com mapas, revistas, livros e acessórios de viagem. 

Jardim de Esculturas da National Gallery of Art 
As esculturas de arte moderna expostas neste jardim podem não agradar a todos, mas no verão, a paradinha no chafariz é imprescindível para se refrescar. A fonte fica em frente ao Arquivo Nacional (National Archives), o que rende boas fotos. No inverno, um rink de patinação é montado no lugar do chafariz. Aqui também pode ser uma outra opção de lanchinho rápido no The Pavilion Café que serve pizzas, sanduiches, saladas, sobremesas e bebidas variadas.

National Air and Space Museum 
O Museu Aeroespacial tem a maior coleção do mundo de artefatos relacionados a aviação e espaço. O museu mais visitado do mundo tem 22 galerias com exibições atraentes como a “Jornada do Homem a Lua” que mostra o módulo de comando do Apolo 11 entre outras. É provavelmente o museu mais cheio de todo o percurso.

Capitólio 
Símbolo da democracia americana, o Capitólio está localizado em um dos extremos do National Mall, na outra ponta encontra-se o Lincoln Memorial. É neste prédio que funciona o congresso, o senado e a câmera dos representantes. Embora seja um local de trabalho, virou uma atração turística, sobretudo por sua arquitetura e decoração. Sua construção teve início em 1793, foi aberto em 1800 e, 50 anos depois, passou por uma ampliação. Visitantes são bem-vindos em algumas dependências e podem fazer um tour guiado das 8h50 às 15h20, de segunda-feira a sábado.

Newseum 
Sete andares, 14 galerias e 15 teatros fazem parte do complexo do Newseum, um museu supercompleto dedicado à imprensa. Não deixe de passar pela galeria que conta a história e expõe um pedaço original de 3,6 metros do Muro de Berlim, pela sala do 11 de Setembro, que expõe as notícias da tragédia que ocorreu em 2001, e pela galeria das fotografias premiadas pelo Pulitzer. Se estiver com crianças, vale visitar a sala NBC News Interactive Newsroom, na qual os visitantes podem pegar um microfone e brincar de repórteres de televisão em frente às câmeras.

Old Post Office Pavillion 
Construído originalmente em 1899, o Old Post Office Pavilion, a antiga central dos correios de Washington reúne hoje lojas, restaurantes e uma das mais belas vistas da cidade. Ela pode ser apreciada do alto da torre do relógio, a 96 metros de altura. Lá também é a casa do sino oficial do Congresso, um presente da Inglaterra pelos 200 anos da Guerra da Independência (1775-1783).

Madame Tussauds
O museu exibe réplicas de cera. Realize uma viagem em três dimensões através da história dos Estados Unidos e conheça os 44 presidentes do país, desde George Washington até Barack Obama. No Museu Madame Mussauds poderá conhecer a história da capital da nação americana, desde os Founding Fathers (Pais Fundadores) até os políticos de hoje em dia. Você se sentirá como o homem mais poderoso do mundo sentado na réplica do escritório do presidente da república na Sala Oval da Casa Branca! Também poderá conhecer suas estrelas de Hollywood favoritas, como os atores Tom Cruise e Angelina Jolie ou seus ídolos do esporte como Tiger Woods e o boxeador Muhammad Ali, entre muitos outros.

Spy Museum
O Museu é dedicado ao mundo da espionagem, mostra como um espião realmente trabalha. Ao chegar ao Museu Internacional da Espionagem, você usará um "disfarce" e receberá uma nova identidade. Não se esqueça de manter sua identidade secreta, sobretudo quando for interrogado pelos guardas espalhados pelo museu. 
Você aprenderá como os espiões se disfarçam com perucas e maquiagens e como Hollywood contribuiu para o desenvolvimento de engenhosas técnicas de disfarce para a CIA. Alguns programas em família incluem oficinas onde você aprende a se maquiar e a elaborar e decifrar códigos secretos e inventar equipamentos de espionagem. A mostra inclui os clássicos equipamentos de espionagem como câmeras fotográficas em botões de camisas, facas em lapelas, pistolas em forma de batom e moedas ocas que escondem microfilmes.

Passeio pelo Rio Potomac
Pode-se apreciar o Monumento de Washington, o Thomas Jerfferson Memorial, o Memorial Frankling Roosevelt, o Lincoln Memorial, diversos pontos turísticos visto de outra forma, a partir de um passeio de barco, navegando pela águas do rio Potomac e feito por varias empresas de turismo. Ingressos podem ser comprados ali mesmo em bilheterias na beira do Rio. 
O Rio Potomac também tem uma importância histórica, faz a divisa entre os estados da Virgínia, Maryland, e Washington D.C. produzindo assim seus limites geográficos, pelas suas águas, que vão de encontro ao oceano atlântico.
O melhor momento para se fazer o passeio é no final da tarde, apreciar o pôr do sol e curtir o visual que é muito bonito.

0 comentários:

Postar um comentário